top of page

Grande Oriente do Rio Grande do Norte

GORN

ANTONIO GOMES DA SILVA

GRÃO-MESTRE

  email: graomestre@goiern.org.br

   Antônio Gomes da Silva é filho de Alcides Gomes da Silva e Maria Leite Souza e Silva. Nasceu em Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, em 12 de outubro de 1952, onde, no Colégio Diocesano Santa Luzia fez seu curso primário e o antigo ginasial. Concluiu o antigo científico na Escola Estadual de Mossoró. É casado com Elizabeth Silva Veiga com quem tem dois filhos: Vinicius Veiga Gomes e Victor Veiga Gomes. Do seu primeiro matrimônio tem três filhas Kalianna Kelly Cosme Gomes (enfermeira), Kamila Kelly Cosme Gomes (professora) e Kerlianne Kelly Cosme Gomes (estudante de medicina).

   Em 1978 concluiu o Curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Em 1979, concluiu na Escola Técnica de Comércio União Caixeral o Curso de Contabilidade. Na mesma Universidade concluiu o Curso de Especialização em Geografia, na área de Formação Histórica do Território Nordestino, em 1993.

   É atualmente professor adjunto da UERN onde foi admitido no ano de 1982, tendo passado, naquela instituição, pelos cargos de Subchefe de Gabinete do Reitor, Coordenador do Curso de Licenciatura em História do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica  – PARFOR/UERN/CAPES, Chefe do Departamento de História, Presidente da Comissão de Avaliação dos Processos de Vaga Não Iniciais do Curso de História, Subchefe do Departamento de História, Coordenador da Comissão Permanente do Vestibular, Pró-Reitor de Administração Adjunto,  Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Diretor para Assuntos Institucionais, Assessor de Modernização Administrativa e Subcoordenador do Campus Avançado de Açu.

   Foi Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos e Salários do Pessoal Docente da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, Representante da Universidade junto ao Programa de Valorização e Desenvolvimento do Servidor Público Estadual junto a Secretaria de Estado de Administração, Membro da Comissão de Estudo sobre Construção de Estrada Asfaltada ligando a Chapada do Apodi/RN ao Vale do Jaguaribe (CE): estudo de viabilidade sócio-econômica, Membro do Comitê de Apoio e Operacionalização do Estudo sobre a Cultura Organizacional da Administração Pública Estadual do Rio Grande do Norte, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, representando os professores Assistentes da UERN, Membro da Comissão de Acúmulo de Cargo – CAC, Vice-Presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do  Norte – ADUERN. Participou do Conselho Universitário na qualidade de representante docente do Campus Avançado de Açu no período de junho de 1985 a agosto de 1987.

PRÊMIOS E COMENDAS:

VIDA MAÇÔNICA:

  • Denominação da sala Professor Antônio Gomes da Silva, no Campus Universitário Central pelos relevantes serviços prestados a Instituição, por ocasião das comemorações alusivas aos 30 anos da Fundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em 11 de setembro de 1998.

  • Monção Honrosa pelo Projeto de Construção de Estrada Asfáltica ligando a Chapada do Apodi/RN ao Vale do Jaguaribe/CE: Estudo de Viabilidade Sócio-Econômica, concedido pelo Governador do Estado do Rio Grande, Excelentissimo Senhor Garibaldi Alves Filho, em 1997.

GRAUS FILOSÓFICOS:

     Iniciou na Aug.̇. e Resp.̇. Loj.̇. Simb.̇. “Fraternidade Assuense” em fevereiro de 1984; Companheiro em dezembro de 1984 e Mestre em maio de 1985. Nesta Loja exerceu os cargos de Secretário e Orador. Hoje filiado a Aug.̇. e Resp.̇. Loj̇.̇. Simb.̇. “João da Escóssia” onde exerceu o cargo de Orador e Venerável nos períodos de 2001 a 2003 e 2011 a 2013. É filiado a Aug.̇. Resp.̇. e Gr.̇. Benf.̇. Loj̇.̇. Simb.̇. “24 de Junho”.

MEDALHAS E DIPLOMAS RECEBIDOS:

PALESTRAS E DISCURSOS

  • Na Loja de Perfeição “30 de Setembro”, foi iniciado no grau 04 em dezembro de 1988, depois elevado ao grau 09 em agosto de 200 e grau 14 em novembro de 2001. Foi, nessa Loja, Orador e Presidente.

  • Na Loja Capitular “24 de Junho”, foi iniciado no grau 15 em setembro de 2003 e no grau 18 em setembro de 2004. Nessa Loja foi Secretário, Orador e Presidente.

  • No Conselho Cavalheiros de Kadosh foi iniciado no grau 19 em novembro de 2005 e depois elevado ao grau 30 em novembro de 2006. Atualmente é o Presidente do desse Conselho.

  • No Consistório iniciou no grau 31 em novembro de 2009, e, em novembro de 2011, foi elevado ao grau 32.

  • Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Abolição nº 287 para a Ordem DeMolay.

  • No Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte – GOIERN foi membro do Conselho de Veneráveis, membro conselheiro do Conselho Superior do GOIERN e Delegado para a Zona Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é presidente do Conselho Superior do GOIERN.

  • É atualmente Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte para o triênio agosto/2013 a agosto/2016.

  • 1. Medalha do Mérito Maçônico expedida pelo Grande Oriente Independente do Estado do Rio Grande do Norte.

  • 2.  Medalha da Loja de Lowtons José Benjamim pelos relevantes serviços prestados à Ordem.

  • 3.   Medalha da Loja Maçônica “João da Escóssia” pelos relevantes serviços prestados à Loja. Medalha concedida na sessão comemorativa aos 133 anos de emancipação política do Município de Mossoró.

  • 4.  Diploma de Reconhecimento Maçônico pelos relevantes serviços prestados à Ordem no Oriente de Macau-RN, em setembro de 2012.

  • 5.  Diploma de “Título de Benemérito do GOIERN” como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Ordem Maçônica, em dezembro de 2002.

  • Palestra proferida  na Sessão Magna Branca, realizada na Loja “24 de Junho” por ocasião dos 130 anos da Abolição dos Escravos na cidade de Mossoró, em 30 de setembro de 2013.

  • Palestrante no XXII Simpósio de Cultura Maçônica do Rio Grande do Norte, no dia 13 de setembro de 20013, no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, promovido pela Loja “Amâncio Dantas”.

  • Discurso na Sessão Magna Branca realizada na Câmara Municipal em comemoração à Emancipação Política da cidade de Pau dos Ferros realizada em 07 de setembro de 2013.

  • Palestra na Solenidade em comemoração aos 178 anos de Emancipação da Cidade de Apodi - RN, na Loja Maçônica “Vale do Apodi”, em 23 de março de 2013.

  • Palestra na Sessão Magna Branca alusiva ao 58º aniversário da Loja Maçônica “27 de Dezembro”, realizada em Macau no dia 8 de setembro de 2012.

  • Discurso proferido por ocasião da criação da Loja de Perfeição da Loja Maçônica “Vale do Apodi”  realizada em 24 de abril de 2012.

  • Discurso de Saudação às Mães na comemoração ao Dia das Mães, realizada na Loja “João da Escóssia”, em 11 de maio de 2011.

  • Palestra sobre “A Importancia da Samaritana na Maçonaria: simbolo da inteligência, da liberdade e da tolerância” ralizada no Clube de Samaritanas “Martinha Torres” na Loja Maçônica “Vale do Apodi” em 01 de fevereiro de 2011.

  • Palestra sobre Drogas no Capítulo Abolição nº 287.

  • Palestra sobre Adolescencia no Brasil Contemporâneo no Capítulo nº 287 em 11 de setembro de 2010.

  • Palestra por ocasião da instalação da Assembléia Legislativa Maçônica, no dia 29 de outubro de 2010, na Loja “Vale do Apodi”.

  • Discurso proferido por ocasião do Dia do Maçom na Loja Maçônica “Vale do Apodi” realizada em agosto de 2010.

  • Palestra na Sessão Magna Branca realizada na Loja Maçônica “João da Escóssia” em comemoração à Emancipação Política da cidade de Mossoró em 10 de novembro de 2008.

  • Discurso de Saudação às Mães na comemoração do Dia das Mães, realizada na Loja “João da Escóssia”, em 10 de maio de 2008.

  • Discurso na Sessão realizada em 26 de julho de 2007 na Loja “Fraternidade Assuense”.

  • Discurso na Comemoração dos 30 anos da Loja de Lowtons “José Benjamim” realizada na Loja Maçônica “João da Escóssia”, em 10 de dezembro de 2004.

Antonio Gomes da Silva

  Mossoró(RN) junho de 2013

bottom of page